BANDEIRA QUADRANGULAR
A bandeira da nossa igreja foi criada no ano de 1930, por Aimée Semple Mcpherson e com o auxílio de um desenhista, quando sentiu a necessidade de que um estandarte representasse a plenitude do Evangelho Quadrangular que foi revelado a ela
. Nos primeiros seis meses do referido ano ela costurou a primeira bandeira da igreja.
A primeira fotografia apareceu no Bridal Call Foursquare, em Julho de 1931.
As bandeiras são chamadas de ‘estandartes’ nas Escrituras. O salmista entusiasmou-se porque Deus deu ao seu povo uma bandeira: “Deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, pela causa da verdade.” (Sl 60:4) Além disso, os crentes podem acenar triunfantes com a bandeira da fé: “Celebremos com júbilo a sua vitória, e em nome de nosso Deus hastearemos pendões.” (Sl 20:5) Por exemplo, JEOVAH-NISSI, que significa “O Senhor é a minha bandeira.” (Ex. 17:15)
Aimée estudou cuidadosamente o Antigo Testamento antes de desenhar o estandarte Quadrangular.
Ela queria que nele houvesse um procedente bíblico:
- Cruz: Símbolo da nossa salvação – a redenção do pecado.
"Ele foi entregue por nossos pecados, e ressuscitou para nossa justificação". (Rm 4:25)
- Bíblia aberta: Nossa fé é baseada nas Escrituras Sagradas, inspiradas pelo Criador dos Céus e da Terra. Não acrescentamos, nem tiramos e tampouco mudamos seu conteúdo.
- Número '4' e Quadrado: Representa as quatro facetas do Evangelho Quadrangular - Jesus Cristo salva, batiza com o Espírito Santo, cura e em breve voltará. Se algum dos lados do quadrado for excluído, estar-se-á negando um dos ensinamentos de Jesus.
- Cores: São quatro das cores do peitoral do sumo sacerdote da antiga Israel.
“Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme a obra da estola sacerdotal o fará: de ouro, e estofado azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino retorcido o farás.” (Ex. 28:15).
Essas cores também predominavam nas cortinas do Tabernáculo e, principalmente, são as cores que simbolizam o Evangelho Quadrangular.
- Franjas: Revelam os mandamentos do Senhor e nossa obediência à Palavra Dele. Os israelitas, devido a uma ordenação de Deus, usavam franjas nas extremidades de suas vestes. O propósito era ajudá-los a lembrar e cumprir os mandamentos de Deus ao olharem para elas.
“E as bordas estarão ali para que se lembre de todos os mandamentos do Senhor (Nm 15:39).
- Cordão Azul: Também era usado pelos israelitas, amarrado na cintura, com o mesmo propósito das franjas, lembrando-os dos mandamentos do Senhor.
“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que nos cantos de suas vestes façam borlas pelas suas gerações; e as borlas em cada canto presas por cordão azul. (Nm 15:38)"